Tronco de pirâmide reta
Na figura, temos uma pirâmide quadrada de vértice O e altura h. Temos ainda um plano superior que corta a pirâmide maior formando uma pirâmide menor de vértice O e altura h’. Abaixo dessa pirâmide menor, com o corte realizado pelo plano paralelo a base da pirâmide maior, surge uma nova figura AA’BB’CC’DD’. Essa figura é o tronco da pirâmide ABÔCD.
- A região poligonal ABCD é a base maior.
- A região poligonal A’B’C’D’ é a base menor.
- Os trapézios ABB’A’, BCC’B’, CDD’C’ e DAA’D’ são as faces laterais.
- Ht é a altura e corresponde a distância entre a base maior e a menor.
Para se obter um tronco regular, deve-se partir de uma pirâmide regular cujas bases sejam polígonos regulares semelhantes e as faces sejam trapézios isósceles congruentes. Nesse caso, a altura de uma face lateral é chamada apótema do tronco.
Em que l1 é a base menor, l2, a base maior e a o apótema.
Área da superfície lateral
Seguem algumas considerações relativas a área da superfície do tronco de pirâmide reta:
- A área da superfície lateral de um tronco de pirâmide corresponde a soma das áreas de todas as faces desse tronco. A área desta superfície é a Área Lateral do Tronco (Al).
- A área da base maior corresponde a área do polígono que forma esta base (AB) e a área da base menor, da mesma forma, corresponde a área do polígono que a forma (Ab).
- A área total (At) é adquirida pela soma da área lateral (Al) com as áreas das bases maior (AB) e menor (Ab).
At = Al + Ab +AB
“A área toda é igual a soma das áreas lateral, menor e maior”.
Como a área total é dada pela soma da área lateral com as áreas das bases maior e menor, temos, a partir de um tronco de pirâmide hexagonal, por exemplo, o seguinte:
OBSERVAÇÃO: l1 e l2 correspondem a base menor e maior, respectivamente, dos trapézios (faces) laterais do tronco.
Volume
Podemos encontrar o volume de um tronco de pirâmide reta através da fórmula a seguir:
“O volume do tronco é igual a altura do tronco divida por três, multiplicada pela raiz quadrada do produto da base menor pela maior, mais a área da base menor, mais a área da base maior”.
- Vtronco: Volume do Tronco
- Ht: Altura do Tronco
- Ab: Área da Base Menor
- AB: Área da Base Maior
Últimas considerações
O presente trabalho mostrou, teórica e conceitualmente, considerações sobre o tronco de pirâmide reta – aquele formada, nas bases, por polígonos regulares semelhantes e nas laterais por trapézios isósceles congruentes. Em trabalho posterior fornecerei ao leitor exercícios sobre essa temática a fim de proporcionar a aplicação dos conceitos adquiridos neste artigo. Porém, a matemática deve ser compreendida em solo abstrato e num contexto bastante amplo sendo, desta forma, possível a sua aplicação em quaisquer que seja a situação que lhe cobre conhecimentos especificamente matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário